Notícias

Manhã de terça-feira (04) com sol entre nuvens e sensação de ar abafado em SP

04/01/2022 08:25 - Terça-feira

A terça-feira (04) começou com céu nublado e termômetros em torno dos 20°C, praticamente na média para janeiro, que é de 19,5°C, de acordo com a série histórica de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo. Hoje será mais um dia com sensação de tempo abafado, sol entre nuvens e previsão de máxima por volta dos 28°C. Os índices mínimos de umidade do ar devem ficar próximos dos 43%. 

Os temporais retornam no período da tarde na forma de pancadas de chuva com forte intensidade e acompanhadas de rajadas de vento. Essa condição eleva o potencial para queda de árvores e formação de alagamentos, além de proporcionar condições para possíveis extravasamentos de rios e córregos. A sequência de dias com chuva desde o final de dezembro eleva também os riscos para deslizamentos de terra. 

Até o dia 03 de janeiro choveu cerca de 25,7mm, que corresponde a 10% do esperado que é de 255,7mm. Já a média de dias com chuva para o mês é de 24 dias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Início de janeiro com condições típicas de verão, ou seja, combinação de calor e umidade, com temporais entre o início e o fim das tardes em São Paulo.

O cenário atmosférico se mantém na quarta-feira (05), com termômetros em torno dos 20°C na madrugada e sol entre muitas nuvens ao longo do dia. A temperatura máxima fica próxima dos 27°C, com taxas mínimas de umidade do ar acima dos 48%. A partir da tarde as pancadas de chuva retornam com intensidade moderada a forte e potencial para a formação de alagamentos. Especial atenção aos níveis dos córregos e rios da região, bem como em áreas de risco.

Na quinta-feira (06), as condições atmosféricas se mantêm com alta probabilidade de novos temporais na RMSP e Capital. O dia inicia com uma madrugada ainda de ar abafado e termômetros em média na casa dos 19°C. No decorrer do dia, sol entre muitas nuvens e máxima de 26°C com taxas mínimas de umidade do ar acima dos 50%. A partir da tarde retornam as condições para novos temporais, que serão reforçados pela aproximação de uma frente fria pelo oceano. São esperados elevados volumes de precipitação até o fim da noite, que deve terminar com céu nublado e chuva fraca.