Notícias

Capital paulista permanece em estado de atenção para alagamentos, desde às 11h44

04/01/2022 12:34 - Terça-feira

Permanecem em Estado de atenção para alagamentos:


Zona Norte, desde às 11h44

Zona Leste, desde às 11h44

Centro, desde às 11h44

Zona Sudeste, desde às 11h44

Zona Oeste, desde às 11h44

Zona Sul, desde às 11h44

Marginal Pinheiros, desde às 11h44

Marginal Tietê, desde às 11h44


Áreas de instabilidade vindas da região de Campinas, continuam atuando com rápido deslocamento e de forma mais generalizada na capital paulista. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo, mostram chuva moderada, leve e forte em toda a Zona Norte. Na Zona Leste, na subprefeitura da Mooca e na Zona Sudeste, na subprefeitura de Vila Mariana, também há precipitação forte. Na Zona Sul, em Santo Amaro e Cidade Ademar chove forte. 


Essa condição eleva o potencial para queda de árvores e formação de alagamentos, além de proporcionar condições para possíveis extravasamentos de rios e córregos. A sequência de dias com chuva desde o final de dezembro eleva também os riscos para deslizamentos de terra. 


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


Início de janeiro com condições típicas de verão, ou seja, combinação de calor e umidade, com temporais entre o início e o fim das tardes em São Paulo.


O cenário atmosférico se mantém na quarta-feira (05), com termômetros em torno dos 20°C na madrugada e sol entre muitas nuvens ao longo do dia. A temperatura máxima fica próxima dos 27°C, com taxas mínimas de umidade do ar acima dos 48%. A partir da tarde as pancadas de chuva retornam com intensidade moderada a forte e potencial para a formação de alagamentos. Especial atenção aos níveis dos córregos e rios da região, bem como em áreas de risco.


Na quinta-feira (06), as condições atmosféricas se mantêm com alta probabilidade de novos temporais na RMSP e Capital. O dia inicia com uma madrugada ainda de ar abafado e termômetros em média na casa dos 19°C. No decorrer do dia, sol entre muitas nuvens e máxima de 26°C com taxas mínimas de umidade do ar acima dos 50%. A partir da tarde retornam as condições para novos temporais, que serão reforçados pela aproximação de uma frente fria pelo oceano. São esperados elevados volumes de precipitação até o fim da noite, que deve terminar com céu nublado e chuva fraca.