Notícias

Sol entre nuvens e temperaturas em gradativa elevação na manhã paulistana

05/01/2022 08:18 - Quarta-feira

A quarta-feira começou com muita nebulosidade, chuvas isoladas e termômetros oscilando em torno dos 20,1°C durante a madrugada. De acordo com dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, janeiro acumulou até o momento 38mm, o que corresponde a 14,9% dos 255,7mm esperados para o mês. 

No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria e o sol aparece entre muitas nuvens, o que favorece a gradativa elevação das temperaturas. As máximas podem chegar aos 27°C e umidade relativa do ar deve permanecer acima dos 55%. No decorrer da tarde as instabilidades ganham força com a aproximação de uma frente fria pelo oceano, o que deve provocar chuvas na forma de pancadas mais generalizadas na Grande São Paulo. Há condições para pontos de até forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que eleva o risco para formação de alagamentos, transbordamento de córregos e queda de árvores, principalmente entre o final da tarde e o decorrer da noite. O solo encharcado também mantém elevado o potencial para deslizamentos de terra nas áreas de risco da Capital paulista. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação da frente fria pelo litoral paulista mantém o tempo instável, com chuvas generalizadas e declínio das temperaturas. Alerta-se que estas condições devem gerar elevados acumulados, o que aumenta o potencial para formação de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra nos próximos dias.

A quinta-feira (06) segue com tempo instável e chuvoso devido a atuação da frente fria no litoral paulista. Devido a maior cobertura de nuvens as temperaturas não sobem muito, variando entre mínimas de 19°C e máximas de 23°C.

Na sexta-feira (07) o sistema frontal começa a se afastar do litoral paulista, mas o tempo segue instável com chuvas alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 18°C e máximas de 23°C.