Notícias

Manhã de terça-feira (11) com muitas nuvens e temperaturas amenas na Capital paulista

11/01/2022 08:34 - Terça-feira

A terça-feira (11) amanheceu com céu encoberto e termômetros em torno dos 16°C na madrugada, conforme dados coletados nas estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo. Nas próximas horas, céu com muitas nuvens, curtas aberturas de sol no final da manhã, com temperatura máxima prevista de 24°C e índices de umidade do ar acima dos 53% no período da tarde. Entre a tarde e à noite, céu nublado com chuva fraca, por vezes moderada, com baixo potencial para a formação de alagamentos.

De acordo com a série de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, até às 07h do dia 11 o volume médio de chuva na Capital paulista é de 72,6mm, que corresponde a 28,4% em relação ao esperado para janeiro, que é de 255,7mm.  A média de dias com chuva em janeiro é de 24 dias e, até o momento, já houve registro de chuva nos dez primeiros dias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As condições atmosféricas mudam gradualmente no decorrer da semana na Grande São Paulo e na Capital. Com a diminuição da nebulosidade e a elevação das temperaturas, as chuvas típicas de verão passam a ocorrer no período das tardes.

A quarta-feira (12) pode começar com chuviscos isolados e nebulosidade variável no decorrer da madrugada. A previsão é de mínima na casa dos 18°C e a máxima deve chegar aos 25°C, em função da redução da quantidade de nuvens e dos maiores períodos de sol ao longo do dia. Os percentuais de umidade diminuem um pouco, com valores mínimos próximos dos 50%. A partir do início da tarde são esperadas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em alguns momentos, que poderão gerar pontos de alagamentos pela Cidade.

A quinta-feira (13) ainda deve registrar chuviscos ocasionais na madrugada, que deve apresentar céu nublado e termômetros em torno dos 19°C. O sol aparece logo no período da manhã, o que favorece significativamente a elevação das temperaturas. A máxima atinge os 27°C, enquanto as menores taxas de umidade do ar se mantêm acima dos 47%. Entre o início da tarde e as primeiras horas da noite as condições do tempo são de pancadas de chuva, acompanhadas de descargas atmosféricas e eventuais rajadas de vento, o que eleva o potencial para queda de árvores e formação de alagamentos.