Notícias

Tarde quente e abafada na Capital paulista e RMSP

24/01/2022 15:26 - Segunda-feira

A Capital paulista registrou na tarde desta segunda-feira (24) mais um dia com temperaturas elevadas. A máxima chegou aos 31,6°C e os menores índices de umidade do ar se mantiveram acima dos 36%. A brisa marítima já aumentou a quantidade de nuvens sobre a cidade, diminuindo a temperatura, que se encontra na casa dos 27°C e deve declinar lentamente até o fim do dia. 

As condições atmosféricas favoráveis para a ocorrência de pancadas isoladas de chuva de moderada a forte intensidade em alguns momentos são previstas para ocorrer entre o meio e o fim da tarde, em função do forte calor e da chegada da brisa marítima. Sem a ocorrência de chuva nos três últimos dias, janeiro continua com índice pluviométrico médio acumulado de 165,5mm, que equivale a 64,7% da média histórica do CGE para o mês, que é de 255,7mm.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações atmosféricas mais recentes indicam que após uma pequena trégua em relação às chuvas na Capital paulista, retornam as condições para a ocorrência de novos temporais localizados, principalmente nos fins de tarde no decorrer da última semana de janeiro. O forte calor continua, com temperaturas superando facilmente os 31°C.

Na terça-feira (25), feriado do aniversário da cidade de São Paulo, as condições atmosféricas se mantêm inalteradas. Madrugada abafada, céu nublado e termômetros em torno dos 21°C. O predomínio do sol faz a temperatura subir rapidamente até os 32°C no início da tarde, com taxas mínimas de umidade do ar próximas aos 40%. As chuvas em forma de pancadas retornam no fim da tarde com intensidade moderada a forte, acompanhadas de eventuais rajadas de vento e potencial para a formação de alagamentos e queda de árvores.

Na quarta-feira (26) o cenário atmosférico não se modifica. Madrugada com céu nublado e termômetros em torno dos 20°C. O sol passa predominar desde o início da manhã, proporcionando mais um dia de forte calor na Capital paulista. A máxima chega facilmente aos 32°C e os índices de umidade do ar se mantêm entre 40% e 95%. A combinação do calor com a chegada da brisa marítima provoca pancadas de chuva moderada a forte entre o fim da tarde e o início da noite na RMSP e Capital.