Notícias

A Capital paulista deve registrar mais um dia de forte calor nesta terça-feira (25)

25/01/2022 09:04 - Terça-feira

A terça-feira (25), feriado do aniversário da cidade de São Paulo, começou com céu nublado e termômetros em média na casa dos 20,1°C. Nas próximas horas a nebulosidade diminui, o sol passa a predominar entre poucas nuvens e volta a fazer calor intenso. A máxima pode chegar aos 33°C, enquanto os índices de umidade do ar ficam próximos dos 38%. 

Entre o meio e o fim da tarde, a combinação de calor com a chegada da brisa marítima vai gerar nuvens carregadas que provocam chuva com intensidade moderada a forte sobre a Capital e cidades vizinhas da RMSP. As precipitações vêm acompanhadas de trovoadas, descargas atmosféricas (raios) e eventuais rajadas de vento, com potencial para a formação de alagamentos e queda de árvores. Até o momento, o índice pluviométrico médio de chuva em janeiro, observado na cidade de São Paulo, é de 167,2mm, que representa 65,4% da média histórica do CGE para o mês, que é de 255,7mm.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O forte calor observado durante a última semana em São Paulo está com os dias contados. Uma frente fria deve passar pelo litoral paulista na sexta-feira (28), rompendo o bloqueio atmosférico e trazendo chuva com declínio das temperaturas no final de semana. Até lá, o calor continua, com previsão de pancadas de chuva nos finais de tarde e início da noite sobre a RMSP e a Capital.

Na quarta-feira (26) o cenário atmosférico não se modifica. Madrugada com céu nublado e termômetros em torno dos 21°C. O sol passa predominar desde o início da manhã, proporcionando mais um dia de forte calor na Capital paulista. A máxima pode chegar facilmente aos 33°C e os índices de umidade do ar se mantêm entre 33% e 90%. A combinação do calor com a chegada da brisa marítima provoca pancadas de chuva moderada a forte entre o fim da tarde e o início da noite na RMSP e Capital.

Na quinta-feira (27), o ambiente atmosférico é de pré-frontal e, por conta disso, as temperaturas devem se elevar ainda mais. Madrugada com termômetros em torno dos 21°C e céu nublado. No decorrer do dia a máxima pode chegar aos 34°C, estabelecendo um novo recorde de temperatura máxima para o ano. O forte calor associado com a aproximação do sistema frontal vai gerar nuvens carregadas que provocam chuva moderada a forte a partir do fim da tarde e que se estendem para boa parte do período da noite. Além da chuva, são esperadas rajadas de vento com potencial para queda de árvores e formação de alagamentos intransitáveis.