Notícias

Calor deve provocar chuvas isoladas até o final da tarde

03/03/2022 15:22 - Quinta-feira

O predomínio de sol favoreceu a rápida elevação das temperaturas, provocando uma tarde de calor e índices de umidade reduzidos nesta quinta-feira. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo, os termômetros superaram os 33°C e a umidade relativa do ar atingiu valores próximos aos 30%. 

Nas próximas horas o calor e a chegada da brisa marítima favorecem a ocorrência de chuvas na forma de pancadas isoladas. Podem ocorrer pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores na Grande São Paulo. Entretanto as chuvas mais intensas devem se concentrar no Vale do Ribeira e Litoral Sul, associadas com a aproximação de uma frente fria pelo oceano.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A frente fria se propaga pelo oceano próximo ao litoral paulista e não chega a mudar o tempo, mas ajuda a organizar as áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo. Dessa forma, devem persistir as condições típicas de verão, ou seja, sol e calor com pancadas de chuva no final das tardes.

A sexta-feira (04) segue com sol, temperaturas elevadas e índices de umidade atingindo valores próximos aos 35% nas horas mais quentes. As mínimas oscilam em torno dos 21°C, enquanto as máximas podem superar os 32°C. Os. No final da tarde ocorrem pancadas de chuva, variando de moderada a forte intensidade.

No sábado (05) o tempo segue abafado, com sol e variação de nuvens. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas que podem superar os 32°C. No final da tarde retornam as condições para chuvas na forma de pancadas, com intensidade que deve variar entre moderada e forte.