Notícias

Término do estado de atenção e alerta às 18h10

05/03/2022 18:20 - Sábado

Término do estado de alerta:

Subprefeitura do Campo Limpo das 17h20 até 18h10

Extravasamento do Córrego Morro do S  - Avenida Carlos Caldeira Filho com a Rua Tulio Mugnaini

Término do estado de atenção:

Zona Leste das 15h00 até 18h10

Zona Norte das 15h25 até 18h10

Zona Oeste das 15h25 até 18h10

Zona Sul das 15h25 até 18h10

Zona Sudeste das 15h25 até 18h10

Centro das 15h25 até 18h10

Marginal Tietê das 15h25 até 18h10

Marginal Pinheiros das 15h25 até 18h10

A área de instabilidade que provocou chuva com até forte intensidade perde força na Capital paulista. Essa instabilidade foi organizada pela combinação do calor com a entrada da brisa maritima. Por durante uma hora registrou-se chuva com até forte intensidade nos bairros do Campo Limpo, na Zona Sul e nos bairros de Santana e Vila Maria/Vila Guilherme, ambos zona norte. Na Zona Leste observou-se chuva forte entre os bairros da Penha, Ermelino Matarazzo e São Miguel Paulista. Nas próximas horas ainda há probabilidade para chuvas, porém com fraca intensidade e isoladas. 

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações atmosféricas mais recentes indicam que a próxima semana também será marcada por temporais típicos de verão, que ocorrem principalmente durante as tardes, por conta do ar quente e úmido sobre a região. Essa condição mantém as temperaturas acima dos 30°C, que combinada com a chegada da brisa marítima no final das tardes gera nuvens carregadas que provocam chuva forte.

O domingo (06) também segue a tendência dos dias anteriores, ou seja, condições típicas de verão. Madrugada de céu nublado e termômetros em média na casa dos 19°C. A sensação de tempo abafado persiste no decorrer do dia com a temperatura máxima atingindo os 32°C e taxas de umidade do ar entre 35% e 90%. O calor e a chegada da brisa marítima a partir do meio da tarde geram condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva com intensidade entre moderada a forte em alguns momentos.

Na segunda-feira (07) o cenário atmosférico não se altera. Madrugada com sensação de tempo abafado, termômetros em média na casa dos 20°C e céu nublado. O predomínio de sol entre poucas nuvens a partir das primeiras horas da manhã faz a temperatura subir até nos 32°C nas horas mais quentes do dia. As taxas mínimas de umidade do ar ficam acima dos 33%. Os temporais, acompanhados de raios e rajadas de vento retornam entre o meio e o fim da tarde, elevando o potencial para a formação de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos.