Notícias

Calor forte em São Paulo com previsão de pancadas de chuva

06/03/2022 15:23 - Domingo

A tarde deste domingo (06) segue com forte calor na Capital paulista e cidades da RMSP. Os termômetros até o momento registraram média 31,3°C com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 40%. A brisa marítima já se faz presente a partir do extremo sul da Cidade, o que proporciona gradativamente a formação de nuvens carregadas com forte intensidade e potencial para eventuais rajadas de vento e queda de granizo nas próximas horas. Essa condição favorece também a formação de alagamentos, transbordamentos de córregos e quedas de árvores na Capital e RMSP.

A média histórica de chuva para março, de acordo com o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, é de 175,2mm. Até hoje às 13h, o volume médio registrado é de 55,4mm, que representa 31,6% do esperado para o mês.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A próxima semana também será marcada por temporais típicos de verão que ocorrem principalmente durante as tardes, por conta do ar quente e úmido sobre a região e associados à chegada da brisa marítima. Essa condição meteorológica mantém as temperaturas acima da média esperada para o mês, que é de 19°C para mínima e 28,3°C de máxima.

Na segunda-feira (07) o cenário atmosférico não se altera. Madrugada com sensação de tempo abafado, termômetros em média na casa dos 20°C e céu nublado. O predomínio de sol entre poucas nuvens a partir das primeiras horas da manhã faz a temperatura subir até nos 32°C nas horas mais quentes do dia. As taxas mínimas de umidade do ar ficam acima dos 31%. Os temporais, acompanhados de raios e rajadas de vento retornam entre o meio e o fim da tarde, de forma isolada e curta duração, mas com potencial para a formação de alagamentos.

Na terça-feira (08) as condições do tempo não mudam. Madrugada com sensação de abafamento e termômetros na casa dos 21°C. Sol entre poucas nuvens a partir da manhã com rápida elevação das temperaturas. A máxima chega aos 33°C e os menores índices de umidade do ar devem ficar em torno dos 30% a ligeiramente abaixo em bairros considerados mais quentes. As precipitações de moderada a forte intensidade retornam durante a tarde de forma isolada e rápida após a chegada da brisa marítima.