Notícias

Mais um dia de forte calor em São Paulo

10/03/2022 09:08 - Quinta-feira

Mais uma madrugada com sensação de ar abafado na Capital paulista. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo registraram média de 20°C. Hoje será mais um dia de predomínio de sol entre poucas nuvens, o que favorece a rápida elevação das temperaturas. A máxima deve chegar facilmente aos 32°C, com os menores valores de umidade do ar por volta dos 35%. 

No período da tarde, com a chegada da brisa marítima ocorrem pancadas de chuva isolada de moderada à forte intensidade, acompanhadas de trovoadas com raios e eventuais rajadas de vento.  Essa condição de tempo favorece a ocorrência de quedas de árvores e alagamentos pontuais. A Capital paulista registrou até o momento 76,6mm de chuva. O volume médio acumulado representa 43,6% da média do mês, que é de 175,2mm. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Chegada de uma frente fria muda o tempo em São Paulo neste final de semana. Há previsão de valores expressivos de precipitação, com consequente declínio das temperaturas, o que traz alívio ao forte calor registrado nas últimas semanas. 

Na sexta-feira (11), o ambiente atmosférico é de pré-frontal, o que favorece mais uma vez a elevação das temperaturas. Na madrugada, termômetros em torno dos 21°C e no decorrer do dia a máxima atinge valores próximos dos 33°C, com taxas de umidade do ar por volta dos 40%. O Sol forte, combinado com a chegada da brisa marítima e aproximação da frente fria favorece o surgimento de nuvens que provocam pancadas de chuva entre o fim da tarde e o início da noite. Portanto, há potencial para rajadas de vento, formação de alagamentos e quedas de árvores.

No sábado (12), a chegada do sistema frontal ao litoral paulista muda as condições do tempo em São Paulo. Na madrugada os termômetros ainda devem ficar na marca dos 20°C e máxima que não deve passar dos 26°c. No decorrer do dia ocorrem pancadas de chuva de forte intensidade com valores elevados de precipitação desde as primeiras horas da manhã e que se intensificam ao longo do dia. Alerta-se para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de pequenos rios e córregos, bem como quedas de árvores, em função de eventuais rajadas de vento durante as chuvas.