Notícias

Céu nublado e ausência de chuva na Capital paulista

18/03/2022 03:14 - Sexta-feira

O tempo na Capital paulista permanece sem mudanças significativas. As temperaturas seguem em lento e gradual declínio e no momento oscilam em 22°C. A região de Parelheiros, na zona sul, está com 18°C. Conforme imagens do radar meteorológico há registro de chuva na região de Mairiporã, Franco da Rocha e Francisco Morato. Na cidade de São Paulo não há registro de chuva significativa.

Segundo o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, este mês de março já superou a média esperada de 175,2mm para o mês. Até às 19h de hoje, o volume médio acumulado era de 215,3mm, que representa 22,9% acima da média esperada para o mês.

Na sexta-feira (18) as condições atmosféricas se mantêm praticamente inalteradas. Madrugada com céu nublado, sem chuva e termômetros em torno dos 21°C. O predomínio de sol entre poucas nuvens a partir do período da manhã eleva rapidamente as temperaturas, que atingem facilmente os 31°C. Os índices de umidade do ar permanecem baixos nas horas de maior aquecimento com os menores entre 40% e 90%. As pancadas de chuva formadas pelo calor e umidade disponível na atmosfera retornam no período da tarde de forma isolada e com moderada a forte intensidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

A simulações atmosféricas mais recentes indicam que uma frente fria muda as condições do tempo no final de semana, trazendo chuva e declínio das temperaturas a partir do domingo (20)

No sábado (19) as condições do tempo começam a indicar mudanças. O ambiente atmosférico será de pré-frontal, com temperaturas acima dos 30°C nas horas mais quentes do dia e umidade do ar com valores mínimos por volta dos 35%. A quantidade de nuvens aumenta a partir da tarde e as pancadas de chuva ocorrem inicialmente de forma isolada com até forte intensidade. A aproximação de uma frente fria, que deve chegar efetivamente no domingo (20) ao litoral paulista, mantém as condições do tempo instáveis também no período da noite, com volume expressivo de precipitação. Este cenário favorece a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de terra em áreas de risco, bem como queda de árvores, em função das chuvas e eventuais rajadas de vento.