Notícias

Sol entre poucas nuvens e rápida elevação das temperaturas em SP

19/03/2022 08:16 - Sábado

O sábado (19) começou com sensação de ar abafado ao longo da madrugada e termômetros em média na casa dos 22°C. Neste início da manhã, céu nublado com nuvens que prenunciam a mudança gradual do tempo. O ambiente atmosférico é de pré-frontal e, por conta disso, as temperaturas se elevam rapidamente e devem atingir 32°C nas horas de maior aquecimento, com taxas mínimas de umidade do ar próximas aos 38%. A quantidade de nuvens aumenta a partir da tarde e as pancadas de chuva ocorrem inicialmente de forma isolada com até forte intensidade. A aproximação de uma frente fria, que deve chegar efetivamente no domingo (20) ao litoral paulista, mantém as condições do tempo instáveis também no período da noite, com elevados volumes de precipitação. 

Segundo o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, o mês de março já superou a média esperada de 175,2mm. Até às 7h de hoje, o volume médio acumulado é de 218,3mm, que equivale 24,6% da média esperada para o mês.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Primeira frente fria do outono, que começa no domingo (20) às 12h33 marca a chegada da nova estação. As simulações atmosféricas mais recentes indicam volumes expressivos de chuva neste final de semana e declínio das temperaturas nos dias subsequentes, após a passagem do sistema frontal.

O domingo (20) deve começar com chuva volumosa na madrugada e que se estende no decorrer do dia, proporcionando elevados volumes de precipitação, tanto na Capital como em cidades vizinhas da RMSP e litoral paulista. Este cenário favorece a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de terra em áreas de risco, bem como queda de árvores, em função das chuvas e eventuais rajadas de vento. A temperatura mínima deve ser registrada no fim da noite, com previsão de 18°C. Máxima de apenas 22°C, com taxas de umidade do ar elevadas entre 70% e 95%. 

Na segunda-feira (21), com o afastamento do sistema frontal do litoral de São Paulo, o que passa a predominar é a circulação marítima, que deixa a faixa leste com muitas nuvens, chuva fraca e chuviscos no decorrer do dia, com ligeira sensação de frio se comparado com o calor registrado nos últimos dias. A máxima não deve superar os 20°C e os índices de umidade do ar variam entre 55% e 95%.