Notícias

Previsão de chuva para a Capital e RMSP nas próximas horas

19/03/2022 14:37 - Sábado

O sábado (19) segue com sol e aumento de nuvens em função da umidade que começa a chegar pelo extremo sul da Cidade. As instabilidades pré-frontais já registraram chuva moderada a forte sobre as cidades de Juquitiba e Itanhaém, bem como ao sul de Parelheiros. A temperatura máxima chegou aos 31°C e os menores percentuais de umidade do ar em torno dos 45%. 

Nas próximas horas as pancadas de chuva ocorrem inicialmente de forma isolada com até forte intensidade. A aproximação de uma frente fria, que deve chegar efetivamente no domingo (20) ao litoral paulista, mantém as condições do tempo instáveis também no período da noite e na próxima madrugada, com elevados volumes de precipitação. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Primeira frente fria do outono, que começa no domingo (20) às 12h33 marca a chegada da nova estação. As simulações atmosféricas mais recentes indicam volumes expressivos de chuva neste final de semana e declínio das temperaturas nos dias subsequentes, após a passagem do sistema frontal.

O domingo (20) deve começar com chuva volumosa na madrugada e que se estende no decorrer do dia, proporcionando elevados volumes de precipitação, tanto na Capital como em cidades vizinhas da RMSP e litoral paulista. Este cenário favorece a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de terra em áreas de risco, bem como queda de árvores, em função das chuvas e eventuais rajadas de vento. A temperatura mínima deve ser registrada no fim da noite, com previsão de 18°C. Máxima de apenas 22°C, com taxas de umidade do ar elevadas entre 70% e 95%. 

Na segunda-feira (21), com o afastamento do sistema frontal do litoral de São Paulo, o que passa a predominar é a circulação marítima, que deixa a faixa leste com muitas nuvens, chuva fraca e chuviscos no decorrer do dia, com ligeira sensação de frio se comparado com o calor registrado nos últimos dias. A máxima não deve superar os 20°C e os índices de umidade do ar variam entre 55% e 95%.