Notícias

Capital paulista registra a menor temperatura mínima de maio dos últimos 18 anos

18/05/2022 09:51 - Quarta-feira

A manhã desta quarta-feira (18) apresenta céu com muitas nuvens, aberturas de sol e ventos que aumentam a sensação de frio. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima foi de 7,0°C, estabelecendo um novo recorde de madrugada mais fria do mês de maio na Capital paulista desde que se iniciaram as medições do CGE em 2004. Até então, a menor média de temperatura mínima da cidade era de 7,5°C, registrado em 25/05/2007.  


O último recorde de mínima na cidade em 2022 havia sido observado na noite de ontem (17/05), com a mínima de 10,2°C. A menor mínima absoluta de hoje, 5,2°C, foi aferida em Parelheiros, no extremo da zona sul. O recorde de mínima absoluta, 4,8°C, foi observado na estação meteorológica de Engenheiro Marsilac, na Subprefeitura de Parelheiros, na noite de ontem (17/05). 


Em função dos ventos inconstantes e por alguns momentos em forma de rajadas, a sensação térmica oscilou bastante, chegando a valores próximos a um pouco abaixo de 0°C, o que intensificou a sensação de frio.


A presença da massa de ar frio garante um dia com predomínio de sol e temperatura baixa. Hoje haverá novo recorde de temperatura máxima mais baixa do ano até aqui, ou seja, a temperatura não sobe muito. A expectativa é de que a máxima não passe dos 14°C.


Tendência para os próximos dias:


O ar frio e seco continua atuando e vai provocar novas madrugadas geladas na Capital paulista. Não descartamos a chance de um novo recorde de temperatura mínima.


A quinta-feira (19) começa com variação de nuvens e termômetros em torno dos 7°C. Com o predomínio de sol, a temperatura alcança os 16°C à tarde, mas por conta dos ventos, a sensação térmica continua inferior ao aferido pelos termômetros. 


Na sexta-feira (20), o sol aparece entre nuvens e o frio continua. Os ventos passam a soprar do oceano em direção à costa, mantendo a sensação de frio maior do que os registros oficiais. Mínima de 8°C e máxima de 17°C.