Notícias

Capital paulista tem a tarde mais fria de maio dos últimos 18 anos

18/05/2022 16:15 - Quarta-feira

A tarde desta quarta-feira (18) prossegue com sol, variação de nuvens e vento frio com intensidade moderada a forte, o que continua provocando sensação térmica próxima a abaixo de 0°C na Capital paulista. Na última hora, as rajadas de vento chegaram a 70,4 Km/h na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul. 


De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam 11°C em Pinheiros, na zona oeste e 14°C em Itaquera, na zona leste. A umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 67% e 55%. 


Hoje foi a tarde mais fria do ano até aqui, e a tarde mais fria para um dia do mês de maio, de acordo com todo o histórico do CGE, que contém informações desde 2004. A média da temperatura máxima foi de apenas 12,6°C. Até então, a menor máxima, de acordo com o acervo do CGE, era 13,0°C registrada em 30/05/2007. A menor temperatura máxima absoluta de hoje, 11,5°C, foi reportada na subprefeitura de Perus, na zona norte.


Com base nas informações meteorológicas do CGE, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) decretou Alerta Máximo por baixa temperatura às 11h da última segunda-feira (16).


Nas próximas horas, a nebulosidade varia e os ventos constantes que por alguns momentos acontecem em forma de rajadas intensificam a sensação de frio. A temperatura volta a cair de forma significativa a partir do entardecer.


Tendência para os próximos dias:


O ar frio e seco continua atuando e vai provocar novas madrugadas geladas na Capital paulista. Não descartamos a chance de um novo recorde de temperatura mínima.


A quinta-feira (19) começa com variação de nuvens e termômetros em torno dos 7°C. Com o predomínio de sol, a temperatura alcança os 14°C à tarde, mas por conta dos ventos, a sensação térmica continua inferior ao aferido pelos termômetros. 


Na sexta-feira (20), o sol aparece entre nuvens e o frio continua. Os ventos passam a soprar do oceano em direção à costa, mantendo a sensação de frio maior do que os registros oficiais. Mínima de 9°C e máxima de 17°C.