Notícias

Mais uma tarde ensolarada e quente em pleno inverno em SP

07/07/2022 15:23 - Quinta-feira

A tarde desta quinta-feira (07) segue sol entre poucas nuvens, sensação de calor fora de época em pleno inverno e registro de temperatura máxima na marca dos 26°C. Os menores percentuais de umidade do ar declinaram até valores próximos aos 31%. A estabilidade atmosférica está garantida até o fim do dia, apenas com declínio gradual das temperaturas e elevação dos índices de umidade do ar.

Segundo o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, o último dia de chuva significativa na Capital paulista foi 10 de junho, com índice médio de 9,2mm na cidade. Em relação às temperaturas, nesta primeira semana de julho as mínimas se mantêm dentro da média, que é de 12.6°C, porém as máximas estão com aproximadamente 3,0°C acima do esperado, que é de 22,9°C.

A sequência de muitos dias sem chuva associada ao tempo seco aumenta sensivelmente a concentração dos poluentes. Além disso, favorece também a formação de queimadas e incêndios florestais. Diante dessa condição meteorológica a indicação é manter-se hidratado, principalmente crianças e idosos, evitar exposição ao sol entre 11h e 16h e sempre que possível, umidificar os ambientes com uso de toalhas molhadas e até mesmo baldes com água.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O bloqueio atmosférico sobre boa parte do país mantém o tempo seco nos próximos dias, provocando dias ensolarados e quentes e com grande amplitude térmica no decorrer do dia. Esse quadro não muda, pelo menos até o dia 12 deste mês.

A sexta-feira (08) será mais um dia ensolarado na Capital paulista. Madrugada com poucas nuvens e termômetros em torno dos 13°C. No restante do dia, sol entre poucas nuvens, temperatura máxima de 26°C e taxas mínimas de umidade do ar próximas aos 30°C.

Cenário atmosférico praticamente idêntico no sábado (09), que deve registrar predomínio de sol entre poucas nuvens e temperaturas variando entre mínima de 12°C e máxima de 24°C. Os índices de umidade do ar seguem muito próximos dos 30% a ligeiramente abaixo em algumas regiões da Capital.