Notícias

Calor em pleno inverno nesta sexta-feira (22) em SP

22/07/2022 16:17 - Sexta-feira

A tarde desta sexta-feira (22) segue com tempo estável e sem previsão de chuvas até o fim do dia. Hoje a temperatura máxima chegou facilmente aos 27°C e os menores índices de umidade relativa do ar se mantiveram na sua maioria abaixo dos 30%. O menor deles foi registrado na estação meteorológica automática do CGE da Prefeitura de São Paulo, na região de Pirituba, com 24%. As próximas horas serão marcadas por céu claro ou poucas nuvens, mesmo com a chegada da brisa marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações atmosféricas mais recentes seguem indicando a permanência da massa de ar seco sobre boa parte do país, o que garante dias ensolarados e quentes. Em contrapartida, os índices de umidade do ar se mantêm baixos e próximos dos 30% a ligeiramente abaixo em algumas regiões da Capital paulista e cidades vizinhas da Grande São Paulo. Essa condição eleva significativamente o potencial para a ocorrência de queimadas e incêndios florestais. Além disso, a concentração de poluentes piora a qualidade do ar e interfere diretamente na saúde das pessoas, principalmente crianças e idosos.

No sábado (23) o cenário atmosférico praticamente se repete. A madrugada deve registrar céu com poucas nuvens e temperatura média na casa dos 14°C. No decorrer do dia, predomínio total do sol, o que favorece a rápida elevação da temperatura, que atinge facilmente os 27°C. Taxas mínimas de umidade do ar muito próximas aos 30% nas horas mais quentes do dia, que termina sem previsão de chuva.

O quadro se mantém inalterado no domingo (24), que promete também ser ensolarado e quente na Capital e Grande São Paulo. Mínima de 15°C na madrugada e máxima em torno dos 27°C no período da tarde. Os índices de umidade do ar se mantêm baixos e próximos aos 30%.