Notícias

Manhã de sol com temperaturas em gradativa elevação em SP

28/07/2022 08:51 - Quinta-feira

Amanhecer de quinta-feira (28) com céu nublado, formação isolada de névoa úmida e termômetros em média na casa dos 13,4°C, durante a madrugada. Hoje o sol predomina no decorrer do dia, o que faz a temperatura se elevar até os 27°C. Entretanto, os índices mínimos de umidade do ar devem ficar próximos a um pouco abaixo dos 30% em algumas regiões. A quantidade de nuvens deve aumentar no fim do dia, em decorrência da aproximação de uma frente fria, mas sem previsão de chuvas para a Capital e RMSP.

Sem chuva há 48 dias, sendo que a última precipitação significativa ocorreu em 10 de junho, de acordo com os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, julho deste ano é o quarto período mais seco da série histórica, que iniciou em 1995. O recorde absoluto de dias consecutivos sem chuva é de 62 dias em 2012, no período entre 19 de julho a 18 de setembro daquele ano.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O bloqueio atmosférico que já dura algumas semanas e que impedia o avanço das frentes frias e a formação de nuvens que provocam chuva deve ser rompido a partir da sexta-feira (28). Uma nova frente fria com rápido deslocamento e acompanhada de uma massa de ar polar vai provocar chuva de baixo volume, porém com declínio acentuado das temperaturas, principalmente neste final de semana. Essa condição de tempo melhora a qualidade do ar em função da dispersão dos poluentes e ameniza o calor fora de época observado em pleno inverno.

A sexta-feira (29), deve começar com sol e variação da nebulosidade. O avanço rápido de uma frente fria vai gerar a ocorrência de rajadas de vento que podem chegar aos 50km/h. A previsão é de chuva leve e chuviscos isolados a partir do período da tarde, porém as temperaturas entram em rápido declínio, principalmente durante a noite, quando deve ser observada a mínima do dia. A máxima deve atingir 23°C com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 50%.

A madrugada de sábado (30) terá chuviscos isolados e será gelada, por conta do ingresso do ar frio de origem polar, associado aos ventos que passam a soprar de sul/sudeste. Os termômetros devem registrar mínima de 10°C, porém a sensação de frio será bem inferior a este valor. A nebulosidade diminui a partir da tarde, mas a temperatura máxima não deve superar os 18°C, enquanto os percentuais de umidade do ar oscilam entre 55% e 95%.