Notícias

Sol entre nuvens e temperaturas em elevação no decorrer do dia

13/08/2022 08:40 - Sábado

O sábado (13) começou com uma madrugada de céu encoberto e termômetros em média na casa dos 12°C. A menor temperatura absoluta ocorreu na estação meteorológica de Eng Marsilac, no extremo sul de Parelheiros, com registro de apenas 6°C. Nas próximas horas a quantidade de nuvens diminui, o sol aparece e a temperatura se eleva até os 24°C. Os índices de umidade do ar entram em declínio com os menores valores ao redor dos 35%. No fim da tarde a nebulosidade volta aumentar por conta da chegada da brisa marítima, mas não há previsão de chuva.

De acordo com o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, agosto deste ano já atingiu praticamente a média climatológica do mês, que é de 29,6mm. Foram computados até as 13h desta sexta-feira (12), cerca de 27,9mm, que representa aproximadamente 94,3% do volume de chuva esperado. Com base nas simulações atmosféricas futuras, é praticamente certo que a média de chuva para agosto será superada com sobras até o fim do mês.

Desde às 14h da segunda-feira (08), a Coordenadoria de Defesa Civil da cidade de São Paulo mantém o estado de ALERTA para baixas temperaturas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações atmosféricas mais recentes indicam a elevação gradativa das temperaturas nos próximos dias, principalmente as máximas, e a redução da sensação de frio a partir do início da próxima semana.

O Dia dos Pais, comemorado no domingo (14), será marcado por tempo seco e estável e sem previsão de chuva. A madrugada ainda deve registrar sensação de frio com termômetros em média na casa dos 12°C. Ao longo do dia, céu com poucas e temperatura máxima prevista de 25°C. Os índices de umidade do ar apresentam declínio, com valores mínimos em torno dos 32%.

A segunda-feira (15) deve começar com céu nublado e termômetros na casa dos 14°C. No decorrer do dia o predomínio será de sol entre poucas nuvens, o que favorece a elevação das temperaturas até os 26°C. A umidade do ar apresenta valores reduzidos, principalmente nas horas de maior aquecimento, com taxas mínimas em torno dos 30%. Será mais um dia sem previsão de chuva.