Notícias

Muitas nuvens com curtos períodos de sol e previsão de pancadas de chuva durante a tarde

01/10/2022 12:07 - Sábado

A tarde deste sábado (01) iniciou com céu nublado, núcleos isolados de chuva rápida em alguns pontos da RMSP e deslocamento rápido. A temperatura média no momento é de 20°C e os percentuais mínimos de umidade estão na casa dos 68%. Nas próximas horas essa condição de tempo permanece e devem surgir novas pancadas de chuva com moderada intensidade até o fim da tarde.

De acordo com o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, setembro terminou com chuva bem acima da média. O índice pluviométrico médio observado foi de 130,8mm, que representa 98,8% acima do esperado, que é de 65,8mm. Ainda segundo a série de dados do CGE, que compila desde 1995, setembro deste ano foi o quarto mês mais chuvoso da série. O maior volume de chuva acumulado ocorreu em setembro de 2015, com 198,6mm e o menor em 2011, com apenas 1,2mm. Vale lembrar que em 2021 setembro registrou apenas 23,1mm de chuva.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), mantém o estado de ATENÇÃO para baixas temperaturas em toda a Capital paulista. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Próximos dias com diminuição do volume de chuva e temperaturas amenas, abaixo da média para o mês de outubro.

O domingo (02) deve apresentar uma trégua passageira com relação às chuvas.  Amanhecer com céu encoberto e termômetros em torno dos 14°C. No decorrer do dia, ligeira sensação de frio, em decorrência do vento persistente que segue soprando do mar em direção à faixa leste paulista. A temperatura máxima se eleva um pouco mais em relação aos dias anteriores e deve registrar 22°C com taxas de umidade do ar entre 65% e 95%. O dia termina sem previsão de chuva para a Capital e RMSP.

Na segunda-feira (03) retornam as condições de chuva para a Capital e RMSP. A madrugada deve registrar céu encoberto e termômetros em média por volta dos 14°C. Entre o final da manhã e o início da tarde ocorrem pancadas isoladas de chuva com baixo potencial para a formação de alagamentos. A grande quantidade de nuvens não permite que as temperaturas subam muito. Máxima de apenas 19°C com percentuais mínimos de umidade do ar na casa dos 50%. No período da noite não há previsão de chuva, apenas variação de nebulosidade.