Notícias

Estado de atenção para alagamentos em toda a Capital paulista às 18h10

29/10/2022 18:19 - Sábado

Estado de atenção para alagamentos:


Zona Norte, às 18h10

Marginal Tietê, às 18h10

Zona Leste, às 18h10

Zona Oeste, às 18h10

Centro, às 18h10

Zona Sudeste, às 18h10

Zona Sul, às 18h10

Marginal Pinheiros, às 18h10


Áreas de instabilidade vindas do interior estão se deslocando rapidamente das regiões de Campinas e Sorocaba rumo à Capital paulista. Imagens do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo indicam chuvas fortes com potencial para queda de granizo e fortes rajadas de vento nos municípios de Cajamar, Caieiras e Juquitiba. As próximas horas seguem com tempo instável em toda cidade, com chuvas variando de intensidade e potencial para formação de alagamentos.


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


O tempo não muda no domingo (30). O sol e o calor estão garantidos, no entanto, entre o fim da tarde e a noite, há potencial para pancadas isoladas de chuva, com até forte intensidade e curta duração. Mínima de 19°C e máxima de 30°C.


A propagação de uma forte frente fria muda o tempo na segunda-feira (31). Esse sistema provoca chuva generalizada com intensidade moderada a forte no decorrer da tarde e que pode se prolongar para a noite. Essa condição, aumenta o potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra. Além disso, desde a madrugada a intensidade dos ventos aumenta, com rajadas fortes, o que vai elevar o risco de queda de galhos e árvores. Nessas condições, a equipe do CGE orienta a não permanecer embaixo de árvores e da rede elétrica. Os termômetros oscilam entre a máxima de 25°C até o meio do dia, e a mínima de 16°C que será registrada no fim da noite.