Notícias

Estado de atenção para alagamentos em toda a Capital, às 04h00

31/10/2022 04:08 - Segunda-feira

Estado de atenção para alagamentos:



Zona Norte, às 04h00


Marginal Tietê, às 04h00


Zona Leste, às 04h00


Zona Oeste, às 04h00


Centro, às 04h00


Zona Sudeste, às 04h00


Zona Sul, às 04h00


Marginal Pinheiros, às 04h00



Áreas de instabilidade vindas do interior estão se deslocando rapidamente das regiões de Sorocaba e São Roque rumo à Capital paulista. Imagens do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo indicam chuvas em forma de pancadas fortes com potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento entre os municípios de Cotia, São Roque, Itapecerica da Serra e a zona sul da Capital, regiões do Campo Limpo e Parelheiros. As próximas horas seguem com tempo instável em toda cidade, com chuvas variando de intensidade e potencial para formação de alagamentos.



Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.



TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:



A propagação de uma forte frente fria muda o tempo na segunda-feira (31). Esse sistema provoca chuva generalizada com intensidade moderada a forte. Essa condição, aumenta o potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra. Além disso, desde as primeiras horas da manhã a intensidade dos ventos aumenta, com rajadas fortes, o que vai elevar o risco de queda de galhos e árvores. Nessas condições, a equipe do CGE orienta a não permanecer embaixo de árvores e da rede elétrica. Os termômetros oscilam entre a máxima de 25°C, e a mínima de 17°C que será registrada no fim da noite.


A terça-feira (01) será de céu encoberto e tempo chuvoso. No geral, as chuvas serão fracas ao longo do dia. O solo encharcado mantém o risco de formação de alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco. Atenção com a acentuada queda da temperatura por conta da entrada de uma forte massa de ar polar. Os ventos passam a soprar de quadrante sul, o que vai aumentar a sensação de frio. Os termômetros oscilam entre a mínima de 12°C e a máxima de 16°C.