Notícias

Termômetros já começam a registrar declínio acentuado das temperaturas em SP

01/11/2022 16:09 - Terça-feira

A tarde desta terça-feira (01) segue com tempo fechado e instável na Capital paulista, apenas com chuviscos e chuvas fracas ocasionais. Hoje a temperatura máxima durante a tarde ficou em torno dos 18°C e os menores índices de umidade do ar se mantiveram acima dos 70%. Nas próximas horas as condições meteorológicas não mudam, as temperaturas entram em rápido declínio no período noturno, com previsão de 12°C de mínima.

O ar frio, atípico para esta época do ano, vai derrubar literalmente as temperaturas com previsão de mínima em torno dos 10°C ao longo da semana. O vento de sul/sudeste deixa a sensação térmica mais baixa ao longo da semana. 

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil mantém o estrado de ALERTA para baixa temperaturas em toda a Capital paulista desde às 09h do dia 31/10/22.

Segundo o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, outubro deste ano registrou um acumulado médio de chuva de 102,0mm, que representa cerca de 94.4% dos 108,0mm esperados para o mês. Em relação às temperaturas médias mínimas e máximas, os valores registrados foram 16,5°C e 26,2°C, respectivamente, que podem ser considerados rigorosamente dentro do esperado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Após a passagem da frente fria por São Paulo, o ingresso de uma forte massa de ar frio de origem polar vai provocar queda acentuada das temperaturas. A sensação de frio será potencializada pelos ventos úmidos que se mantêm soprando do quadrante sul/sudeste ao longo da semana. Os volumes de chuva diminuem sensivelmente.

Na quarta-feira (02) o cenário atmosférico se mantém inalterado. Muitas nuvens, com chuviscos e chuvas fracas intercalados com períodos de melhoria, porém com sensação de frio. A temperatura mínima prevista é de 11°C e máxima que não deve superar os 15°C. Umidade do ar elevada com valores mínimos acima dos 75%.

A quinta-feira (03) também será marcada por frio, principalmente na madrugada, que deve registrar termômetros na marca dos 10°C e sensação térmica inferior a esse valor nas regiões mais periféricas da cidade. A temperatura máxima se mantém baixa com previsão de apenas 16°C, enquanto os percentuais mínimos de umidade do ar se mantêm acima dos 70%. As precipitações devem ser fracas com chuviscos isolados ao amanhecer e no fim do dia.