Notícias

Novo estado de atenção para alagamentos, às 17h08

22/11/2022 17:11 - Terça-feira

Novo estado de atenção para alagamentos:


Zona Norte, às 17h08

Zona Leste, às 17h08

Zona Sudeste, às 17h08

Centro, às 17h08

Marginal Tietê, às 17h08


Permanecem em estado de atenção para alagamentos:


Zona Sul, desde às 16h02

Marginal Pinheiros, desde às 16h02


Áreas de instabilidade vindas do interior, formadas pelo calor e a entrada da brisa marítima, atuam na cidade. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva moderada em toda a Zona Sul. Já no Centro, no Bom Retiro e em Santa Cecília, chove forte. O mesmo quadro é observado na Zona Norte em Santana, Casa Verde e Vila Maria/Guilherme. Em Perus e Anhanguera chove moderado com pontos fortes.


Essas instabilidades têm lento deslocamento e potencial para rajadas de vento, alagamentos e transbordamentos de rios e córregos. A tendência é de que as próximas horas sigam com chuvas variando de intensidade de forma isolada, inclusive no período da noite e madrugada.


Queda de Granizo:


Horto Florestal, Zona Norte, às 17h05


Rajadas de vento:


Aeroporto de Congonhas, Zona Sul, às 16h - 51,9km/h


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


As últimas simulações atmosféricas indicam que a semana será marcada por muita chuva na Capital e RMSP, por conta da presença de áreas de instabilidade e a propagação de uma frente fria no oceano. Em decorrência disso, são esperados expressivos volumes de chuva, o que eleva o potencial para transbordamentos de córregos e rios, bem como escorregamento de encostas em áreas de risco. O calor observado nos últimos dias diminui, por conta do tempo fechado e chuvoso.


A quarta-feira (23) promete ser chuvosa desde a madrugada com períodos de melhoria no decorrer do dia.  As precipitações mais significativas devem ocorrer entre a tarde e o decorrer da noite. Além da chuva, não se descarta a ocorrência de rajadas de vento que podem superar os 50km/h, elevando dessa forma o risco de queda de árvores. As temperaturas variam entre mínima de 19°C na madrugada e máxima de 27°C, com percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 50%.


Na quinta-feira (24), a atuação de uma frente fria no litoral paulista, associada a núcleos de chuva de moderada a forte intensidade mantém o tempo instável e chuvoso ao longo do dia. As temperaturas entram em declínio e devem oscilar entre mínima de 16°C e máxima de apenas 21°C. Os índices de umidade do ar permanecem elevados e acima dos 65%.