Notícias

Novo estado de atenção para alagamentos na Zona Oeste, às 17h08

22/11/2022 17:58 - Terça-feira

Novo estado de atenção para alagamentos:


Zona Oeste, às 17h51


Permanecem em estado de atenção para alagamentos:


Zona Norte, desde às 17h08

Zona Leste, desde às 17h08

Zona Sudeste, desde às 17h08

Centro, desde às 17h08

Marginal Tietê, desde às 17h08

Zona Sul, desde às 16h02

Marginal Pinheiros, desde às 16h02


Áreas de instabilidade vindas do interior, formadas pelo calor e a entrada da brisa marítima, atuam na cidade. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva moderada em toda as Zonas Sul, Oeste, Marginais e Centro. Na Zona Leste chove forte na subprefeitura de Itaquera.


Essas instabilidades têm lento deslocamento e potencial para rajadas de vento, alagamentos e transbordamentos de rios e córregos. A tendência é de que as próximas horas sigam com chuvas variando de intensidade, inclusive no período da noite e madrugada.


Queda de Granizo:


Horto Florestal, Zona Norte, às 17h05


Rajadas de vento:


Aeroporto de Congonhas, Zona Sul, às 16h - 51,9km/h

Aeroporto do Campo de Marte, Zona Norte, às 17h - 53,7km/h

Aeroporto de Guarulhos, às 17h e 17h10 - 42,7km/h


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


As últimas simulações atmosféricas indicam que a semana será marcada por muita chuva na Capital e RMSP, por conta da presença de áreas de instabilidade e a propagação de uma frente fria no oceano. Em decorrência disso, são esperados expressivos volumes de chuva, o que eleva o potencial para transbordamentos de córregos e rios, bem como escorregamento de encostas em áreas de risco. O calor observado nos últimos dias diminui, por conta do tempo fechado e chuvoso.


A quarta-feira (23) promete ser chuvosa desde a madrugada com períodos de melhoria no decorrer do dia.  As precipitações mais significativas devem ocorrer entre a tarde e o decorrer da noite. Além da chuva, não se descarta a ocorrência de rajadas de vento que podem superar os 50km/h, elevando dessa forma o risco de queda de árvores. As temperaturas variam entre mínima de 19°C na madrugada e máxima de 27°C, com percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 50%.


Na quinta-feira (24), a atuação de uma frente fria no litoral paulista, associada a núcleos de chuva de moderada a forte intensidade mantém o tempo instável e chuvoso ao longo do dia. As temperaturas entram em declínio e devem oscilar entre mínima de 16°C e máxima de apenas 21°C. Os índices de umidade do ar permanecem elevados e acima dos 65%.