Notícias

Primeiro dia de dezembro com calor e previsão de chuva no período da tarde

01/12/2022 15:27 - Quinta-feira

Após as chuvas fracas entre o final da madrugada e o início da manhã nesta quinta-feira (01), a quantidade de nuvens diminuiu e o sol passou a predominar entre poucas nuvens na Capital paulista. A temperatura no período da tarde já chegou aos 27°C e deve subir um pouco mais ainda dentro desta hora. Os índices mínimos de umidade do ar estão na casa dos 49%. 

A brisa marítima já começa a se manifestar a partir do extremo sul da Capital, o que em combinação com o calor e a umidade devem gerar o surgimento de núcleos de chuva com moderada a forte intensidade em alguns momentos e de forma isolada entre a tarde e o início da noite.  Não há ainda uma região preferencial para o início das precipitações, que no momento oportuno serão detectadas pelos radares e acompanhadas em sua evolução e deslocamento.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Os próximos dias ainda serão marcados por chuvas mais típicas de verão, ou seja, ocorrem com maior frequência entre o meio da tarde e o início da noite, por conta do calor e da influência da chegada da brisa marítima. As chuvas volumosas nos últimos dez dias de novembro promoveram o encharcamento do solo, o que requer especial atenção às áreas de risco. 

Na sexta-feira (02) a madrugada deve registrar céu nublado e termômetros em torno dos 18°C, com sensação de tempo abafado. Predomínio do sol na maior parte do dia, o que favorece a subida rápida da temperatura durante a tarde. Máxima de 29°C e percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 40%. As precipitações de moderada a forte intensidade estão previstas entre o meio da tarde e o início da noite e vêm acompanhadas de eventuais rajadas de vento, gerando condições favoráveis para queda de árvores, formação de alagamentos e elevação dos níveis dos córregos e rios. 

O final de semana também será marcado pelas chuvas típicas de verão com as áreas de instabilidade se formando pela combinação de calor e umidade durante as tardes. No sábado (03), temperatura mínima de 20°C e sensação de abafamento. A temperatura sobe rapidamente a partir do período da manhã com predomínio de sol entre poucas nuvens. Máxima de 29°C e umidade relativa do ar entre 38% e 95%. As pancadas de chuva de moderada à forte intensidade em alguns momentos voltam a ocorrer entre o meio e o início da noite, com risco de formação de alagamentos e quedas de árvores, por conta de eventuais rajadas de vento.