Notícias

Estado de atenção para alagamentos em toda a cidade, às 13h15

12/12/2022 13:17 - Segunda-feira

Estado de atenção para alagamentos:


Zona Norte, às 13h15

Zona Leste, às 13h15

Zona Oeste, às 13h15

Zona Sul, às 13h15

Zona Sudeste, às 13h15

Centro, às 13h15

Marginal Tietê, às 13h15

Marginal Pinheiros, às 13h15


Áreas de instabilidade vindas do interior, começam a atuar na capital paulista. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva forte e moderada nas Zonas Oeste e Leste, principalmente nas subprefeituras de Itaquera. Nos municípios de Cotia, Jandira, Barueri e Itaquaquecetuba, chobe forte.


Há potencial para rajadas de vento, alagamentos, queda de árvores e raios, além de transbordamentos de rios e córregos. As próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas variando de intensidade e de local. 


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


A propagação da frente fria pelo litoral paulista causa chuvas mais generalizadas e rajadas de vento, além de amenizar o calor dos últimos dias.


Na terça-feira (13) o sistema frontal deixa o tempo nublado e chuvoso, com rajadas de vento ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que não devem superar os 25°C. A continuidade das chuvas aumenta os riscos para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra.


A quarta-feira (14) ainda deve começar com muita nebulosidade, chuvas mais fracas e chuviscos, principalmente durante a madrugada. A frente fria se afasta do litoral paulista, porém os ventos úmidos que passam a soprar do oceano ainda causam muitas nuvens e deixam as temperaturas mais amenas. As mínimas oscilam em torno dos 17°C, enquanto as máximas podem chegar aos 26°C.