Notícias

Tarde segue com tempo abafado e instável na Grande São Paulo

12/12/2022 15:22 - Segunda-feira

O sol apareceu entre nuvens, o que manteve o tempo abafado nesta tarde de segunda-feira. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo, os termômetros chegaram aos 30°C com índices de umidade acima dos 50%. O calor e a aproximação de uma frente fria organizam as instabilidades sobre o Estado de São Paulo, o que já provocou pancadas rápidas de chuva na Capital paulista. 

Nas próximas horas o tempo segue instável e a propagação de áreas de instabilidade vindas do interior deve seguir provocando chuvas na forma de pancadas, principalmente entre o final da tarde e o início da noite. Há condições para pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e transbordamento de córregos na Grande São Paulo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação da frente fria pelo litoral paulista causa chuvas mais generalizadas e rajadas de vento, além de amenizar o calor dos últimos dias.

Na terça-feira (13) o sistema frontal deixa o tempo nublado e chuvoso, com rajadas de vento ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que não devem superar os 25°C. A continuidade das chuvas aumenta os riscos para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra.

A quarta-feira (14) ainda deve começar com muita nebulosidade, chuvas mais fracas e chuviscos, principalmente durante a madrugada. A frente fria se afasta do litoral paulista, porém os ventos úmidos que passam a soprar do oceano ainda causam muitas nuvens e deixam as temperaturas mais amenas. As mínimas oscilam em torno dos 17°C, enquanto as máximas podem chegar aos 26°C.