Notícias

Manhã de Natal com céu nublado e previsão de chuva à tarde em SP

25/12/2022 09:24 - Domingo

O domingo (25), Dia de Natal, começou com tempo seco, muitas nuvens durante a madrugada e termômetros na faixa dos 17,6°C. Hoje será um dia muito parecido com os dias anteriores, onde as pancadas de chuva são previstas a partir da tarde, por conta da combinação do calor e da chegada da brisa marítima. Há risco de chuva moderada a forte em alguns momentos, acompanhada de raios e rajadas de vento. A temperatura máxima hoje deve chegar aos 28°C, com índices mínimos de umidade do ar acima dos 40%.

O banco de dados pluviométricos do CGE mostra que dezembro acumulou até o momento 149,4mm, o que equivale aproximadamente 80.5% dos 185,5mm esperados para o mês. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O baixo índice de chuva na Capital paulista nesta segunda quinzena deve ser revertido durante a próxima semana, quando são esperados expressivos volumes de precipitação, inclusive com a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista. Esse cenário futuro eleva o potencial para a formação de alagamentos e elevação das cotas de rios e córregos da região.

A segunda-feira (26) deve começar com muitas nuvens ao longo da madrugada e chuviscos ocasionais, com chuva intermitente durante o período da manhã. As precipitações ganham força a partir da tarde e se prolongam para boa parte da noite, com probabilidade de formação de alagamentos. O tempo fechado inibe a livre elevação das temperaturas, com máxima prevista de 26°C e taxas de umidade do ar entre 50% e 90%.

Na terça-feira (27), há previsão de volumes de chuva mais significativos no decorrer do dia, com pancadas de chuvas mais intensas entre a tarde e o período noturno, o que eleva o potencial para a ocorrência de alagamentos, transbordamentos de córregos e rios, bem como possíveis escorregamentos de terra em área de risco. As temperaturas variam entre mínima de 19°C na madrugada e a máxima não deve superar os 26°C no período da tarde.