Notícias

Estado de atenção para alagamentos, às 14h15

25/12/2022 14:22 - Domingo

Estado de atenção para alagamentos:

Zona Oeste, às 14h15

Centro, às 14h15

Marginal Pinheiros, às 14h15

Marginal Tietê, às 14h15

Áreas de instabilidade formadas pelo calor e a umidade, começam a atuar na cidade. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo, confirmam chuvas chuva forte na Zona Oeste e parte da região central, principalmente na subprefeitura do Butantã. Chove moderado no extremo leste da cidade.

De acordo com os meteorologistas do CGE da Prefeitura de São Paulo, as próximas horas seguem com tempo instável, com chuva isolada e rápida variando de intensidade.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O baixo índice de chuva na Capital paulista nesta segunda quinzena deve ser revertido durante a próxima semana, quando são esperados expressivos volumes de precipitação, inclusive com a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista. Esse cenário futuro eleva o potencial para a formação de alagamentos e elevação das cotas de rios e córregos da região.

A segunda-feira (26) deve começar com muitas nuvens ao longo da madrugada e chuviscos ocasionais, com chuva intermitente durante o período da manhã. As precipitações ganham força a partir da tarde e se prolongam para boa parte da noite, com probabilidade de formação de alagamentos. O tempo fechado inibe a livre elevação das temperaturas, com máxima prevista de 26°C e taxas de umidade do ar entre 50% e 90%.

Na terça-feira (27), há previsão de volumes de chuva mais significativos no decorrer do dia, com pancadas de chuvas mais intensas entre a tarde e o período noturno, o que eleva o potencial para a ocorrência de alagamentos, transbordamentos de córregos e rios, bem como possíveis escorregamentos de terra em área de risco. As temperaturas variam entre mínima de 19°C na madrugada e a máxima não deve superar os 26°C no período da tarde.