Notícias

Fim do estado de atenção para alagamentos na zona norte às 20h50

29/12/2022 21:06 - Quinta-feira

Permaneceu em estado de atenção para alagamentos:


Zona Norte, das 19h38 às 20h50


As áreas de instabilidade que provocaram chuva com até forte intensidade entre os municípios de Caieiras, Cajamar, Santana de Parnaíba, Franco da Rocha e Francisco Morato perderam força, restando apenas chuvas com até moderada intensidade. No restante da Capital e Grande São Paulo, as chuvas variam entre fraca e moderada intensidade, e o deslocamento das instabilidades é rápido, o que minimizou a formação de alagamentos.


De acordo com os meteorologistas do CGE da Prefeitura de São Paulo, as próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas intermitentes, mas com tendência a arrefecimento das instabilidades na próxima madrugada.


Maiores índices pluviométricos da rede telemétrica do Alto Tietê até às 20h50:


Córrego Moinho Velho -  R. Dois de Julho  16,4mm

Córrego Oratório – Vila Prudente 14,8mm

Córrego Ipiranga – Pç. Leonor Kaupa 12,6mm

Córrego Perus - Rua Ylídio Figueiredo 8,6mm

Córrego Perus - Pç Inácia Dias 7,4mm

Rio Tamanduateí – Montante - Guamiranga 7,2mm


Maiores índices pluviométricos das estações meteorológicas automáticas do CGE até às 20h50:


Campo Limpo    9,2mm

Perus          8,4mm

Ipiranga  7,0mm

Pirituba        5,6mm

Butantã 5,2mm


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


O sistema frontal se afasta, no entanto, os ventos passam a soprar de sul/sudeste, o que vai facilitar o ingresso de umidade e a formação de muitas nuvens. Com isso, o céu nublado predomina e a temperatura não sobe muito na sexta-feira (30). Mínima de 18°C e máxima de 23°C. Não há expectativa de chuva significativa, apenas chuviscos entre a madrugada e o início da manhã.


No sábado (31), último dia do ano, o sol aparece entre nuvens pela manhã e a temperatura sobe. Entre o meio e o final da tarde, a combinação de calor e entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade, mas curta duração. Os termômetros oscilam entre a 18°C ao amanhecer e 26°C no início da tarde. A expectativa da equipe de meteorologia do CGE é de uma virada de ano com muitas nuvens, mas sem chuva.


No domingo, primeiro de janeiro de 2023, o sol aparece entre nuvens e faz calor. No fim da tarde, há potencial para chuvas rápidas e isoladas. Os termômetros oscilam entre a mínima de 19°C e a máxima de 28°C.