Notícias

sol e temperaturas em elevação na manhã paulistana

01/01/2023 08:04 - Domingo

O novo ano começou com poucas nuvens e termômetros oscilando em torno dos 17,4°C durante a madrugada. As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo indicam que as temperaturas chegaram aos 15,1°C na região de Parelheiros, no extremo sul da cidade. Os dados do CGE mostram que dezembro de 2022 terminou com um acumulado de 206,7mm, o que representa aproximadamente 11,4% acima dos 185,5mm esperados para o mês. 

No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas, com máximas que podem chegar aos 30°C e umidade relativa do ar atingindo valores próximos aos 50%. O calor e a chegada da brisa marítima favorecem a ocorrência de chuvas na forma de pancadas isoladas, principalmente entre o final da tarde e o início da noite. Podem ocorrer pontos passageiros de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que em conjunto com o solo que já se encontra encharcado mantém elevado o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Os próximos dias seguem com sol e temperaturas em elevação, mas persistem as condições para pancadas de chuva no final das tardes. O tempo muda no decorrer da semana, quando uma frente fria causa chuvas mais generalizadas.

Na segunda-feira (02) o sol favorece a elevação das temperaturas no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 18°C e máximas que podem chegar aos 31°C. O calor e a chegada da brisa marítima favorecem a ocorrência de chuvas na forma de pancadas entre o final da tarde e o início da noite.

A terça-feira (03) ainda deve começar com sol e temperaturas em elevação. As mínimas oscilam em torno dos 19°C, enquanto as máximas podem chegar aos 29°C. A aproximação de uma frente fria provoca chuvas na forma de pancadas com raios e rajadas de vento, principalmente entre o final da tarde e o decorrer da noite.