Notícias

Manhã de terça-feira (10) termina com céu encoberto e sem chuvas significativas

10/01/2023 12:08 - Terça-feira

Manhã de terça-feira (10) termina com céu encoberto, sem chuvas significativas e temperaturas em lenta elevação na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 23°C em média. A máxima pode chegar aos 24°C.


A umidade relativa do ar oscila em torno de 75%. Nas próximas horas esse valor pode marcar até 65%. As próximas horas seguem com potencial para pancadas de chuva rápida, previstas para o período da tarde e início da noite, com potencial para a formação de alagamentos pontuais. Na maior parte do período noturno será observado céu encoberto. 


Segundo o banco de dados de pluviometria do CGE da Prefeitura de São Paulo, desde o início de janeiro até às 07h desta terça-feira (10/01), o volume acumulado médio de chuva está em 65,0mm, o que equivale a aproximadamente 25,3%, dos 257,1mm esperados para o mês. 


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


Os próximos dias serão mais típicos de verão, com temperaturas em elevação e chuvas na forma de pancadas entre a tarde e à noite, por conta da combinação do calor e da grande disponibilidade de umidade na atmosfera.


Na quarta-feira (11), o cenário atmosférico não muda muito. Madrugada com sensação de tempo abafado e termômetros em torno dos 18°C. As aberturas de sol mais prolongadas favorecem a elevação da temperatura, com máxima prevista de 26°C e percentuais mínimos de umidade do ar na casa dos 55%. Entre a tarde e à noite, a formação de áreas de instabilidade provoca chuva em forma de pancadas moderadas, por vezes fortes, com potencial para registro de alagamentos.


Na quinta-feira (12), a madrugada deve registrar céu nublado e termômetros em média na casa dos 18°C. O amanhecer será com sol entre muitas nuvens, que diminuem no decorrer do dia. Essa condição facilita a elevação da temperatura, que deve chegar aos 26°C nas horas mais quentes do dia, com percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 50%. Entre a tarde e o início da noite são esperadas pancadas de chuva moderada a forte em alguns momentos, elevando dessa forma a condição para a formação de alagamentos.