Notícias

Manhã com céu nublado e temperatura em elevação

14/01/2023 09:42 - Sábado

A manhã deste sábado (14) apresenta céu nublado na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima na madrugada foi de 18,5°C.


No decorrer do dia muitas nuvens, aberturas de sol e sensação de tempo abafado. Hoje a máxima alcança os 29°C e os menores índices de umidade permanecem acima dos 50%.

 

Entre a tarde e a noite, áreas de instabilidade se formam com a combinação de calor e umidade elevada. Há potencial para chuva em forma de pancadas com moderada a forte intensidade. Atenção com o solo encharcado, pois o mesmo eleva o potencial para formação de alagamentos e deslizamentos nas áreas de risco.


Ainda de acordo com o CGE da Prefeitura de São Paulo que possui dados pluviométricos desde 1995, até às 7h de hoje (14/1), o volume de chuva acumulado de janeiro 2023 está em 112,5mm, o que corresponde a aproximadamente 43,8% da média mensal que é de 257,1mm. Choveu em todos os 14 dias desse mês, sendo que 25 é a média de dias de chuva em janeiro na capital paulista.


Tendência para os próximos dias:


O domingo (15) terá sol entre nuvens e calor. Entre a tarde e a noite, a propagação de áreas de instabilidade provoca chuva em forma de pancadas fortes com trovoadas e rajadas de vento. Há potencial para formação de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de pequenos rios e córregos. Os termômetros oscilam entre 20°C e 30°C.


A madrugada da segunda-feira (16) começa com chuva de até forte intensidade, mas que deve perder força. No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens e a sensação de tempo abafado predomina. Entre o fim da tarde e a noite, novas áreas de instabilidade se formam e provocam pancadas de chuva com moderada a forte intensidade e potencial para formação de alagamentos. Atenção com as áreas de risco, pois o solo muito encharcado aumenta o potencial para deslizamentos de terra e desabamentos. Mínima de 18°C e máxima de 29°C.