Notícias

Manhã ensolarada e com rápida elevação da temperatura

28/01/2023 08:52 - Sábado

A manhã deste sábado (28) apresenta sol forte, poucas nuvens e rápida elevação da temperatura na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima registrada na madrugada foi de 19,0°C. 


No decorrer do dia, o sol predomina e faz calor. Hoje a máxima alcança os 30°C e os menores índices de umidade se aproximam dos 35%.


Entre o meio da tarde e o início da noite, a combinação de temperatura elevada e entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas com intensidade moderada a forte. Há potencial para formação de alagamentos, transbordamentos de pequenos rios e córregos e rajadas de vento.


Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que janeiro acumulou até o momento 162,9mm, o que representa aproximadamente 63,4% dos 257,1mm esperados para o mês. Foram 24 dias com chuva, sendo que a média é de 25 dias. 


Tendência para os próximos dias:


As condições típicas do verão continuam nos próximos dias. 


O domingo (29) terá predomínio de sol e calor. Entre o meio da tarde e o início da noite, a formação de áreas de instabilidade provoca chuva em forma de pancadas inicialmente isoladas, mas que ganham força com a entrada da brisa marítima. Há potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. Mínima de 19°C e máxima de 29°C.


Na segunda-feira (30), o cenário se repete. Sol, sensação de tempo abafado e pancadas de chuva, com trovoadas, rajadas de vento e potencial para alagamentos entre o meio da tarde e as primeiras horas da noite. Os termômetros oscilam entre 20°C e 29°C.