Notícias

Início de tarde com tempo instável e abafado na Capital

28/01/2023 12:17 - Sábado

A tarde de sábado (28) inicia com sol entre muitas nuvens e tempo abafado. A rede de estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo registra a média de 28ºC, podendo chegar aos 30ºC nas próximas horas. Os índices de umidade relativa do ar giram em torno dos 60%. Imagens do radar meteorológico já apontam pequenos núcleos isolados de chuva sobre a Capital e também no interior do estado, sobretudo na região de São José dos Campos e nas demais cidades com divisa com Minas Gerais.

Entre o meio da tarde e o início da noite, a combinação de temperatura elevada e entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas com intensidade moderada a forte. Há potencial para formação de alagamentos, transbordamentos de pequenos rios e córregos e rajadas de vento.

Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que janeiro acumulou até o momento 162,9mm, o que representa aproximadamente 63,4% dos 257,1mm esperados para o mês. Foram 24 dias com chuva, sendo que a média é de 25 dias. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As condições típicas do verão continuam nos próximos dias. 

O domingo (29) terá predomínio de sol e calor. Entre o meio da tarde e o início da noite, a formação de áreas de instabilidade provoca chuva em forma de pancadas inicialmente isoladas, mas que ganham força com a entrada da brisa marítima. Há potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. Mínima de 19°C e máxima de 29°C.

Na segunda-feira (30), o cenário se repete. Sol, sensação de tempo abafado e pancadas de chuva, com trovoadas, rajadas de vento e potencial para alagamentos entre o meio da tarde e as primeiras horas da noite. Os termômetros oscilam entre 20°C e 29°C.