Notícias

Toda a Capital paulista em estado de atenção para alagamentos a partir das 15h30

28/01/2023 15:38 - Sábado

Estado de atenção para alagamentos:


Zona Oeste às 15h30

Centro às 15h30

Zona Norte às 15h30

Marginal Tietê  às 15h30


Permanece em estado de atenção:


Zona Leste   desde às 14h30

Zona Sul   desde às 15h00

Zona Sudeste   desde às 15h00

Marginal Pinheiros desde às 15h00


Áreas de instabilidade formadas pela combinação do calor com a entrada da brisa marítima estão provocando chuva com moderada a forte intensidade nesse momento entre os bairros do Rio Pequeno e Butantã, na zona oeste, Campo Limpo, Vila Sônia, Vila Andrade e Jardim Ângela, na zona sul, e entre São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Lajeado, no extremo da zona leste da Capital paulista. Chove forte também nos municípios de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Guarulhos e Mairiporã. Há potencial para fortes rajadas de vento, queda de árvores e formação de alagamentos. Além disso, as chuvas possuem lento deslocamento, o que vai elevar de forma repentina o nível dos rios e córregos. 


As próximas horas permanecem com tempo instável com previsão de chuva em forma de pancadas isoladas com moderada a forte intensidade podendo atingir outras regiões da Capital e municípios da Grande São Paulo.


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:



- Evite transitar em ruas alagadas



- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.



- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;



- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;



- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;



- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


Tendência para os próximos dias:



As condições típicas do verão continuam nos próximos dias. 



O domingo (29) terá predomínio de sol e calor. Entre o meio da tarde e o início da noite, a formação de áreas de instabilidade provoca chuva em forma de pancadas inicialmente isoladas, mas que ganham força com a entrada da brisa marítima. Há potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. Mínima de 19°C e máxima de 29°C.



Na segunda-feira (30), o cenário se repete. Sol, sensação de tempo abafado e pancadas de chuva, com trovoadas, rajadas de vento e potencial para alagamentos entre o meio da tarde e as primeiras horas da noite. Os termômetros oscilam entre 20°C e 29°C.