Notícias

Estado de alerta na Subprefeitura de Itaquera às 16h01

29/01/2023 16:09 - Domingo

Estado de alerta para alagamentos:


Alerta Subprefeitura de Itaquera às 16h01. Iminência de transbordamento do Rio Verde, na rua Cunha Porã, altura do número 241.


Permanece em estado de alerta para alagamentos:


Subprefeitura de Itaim Paulista desde às 15h48: Transbordamento do Córrego Lajeado na Rua Manuel Barbalho de Lima. 



Permanecem em estado de atenção para alagamentos:


Zona Norte desde às 15h10

Zona Leste desde às 15h10

Marginal Tietê desde às 15h10

Centro desde às 15h28

Zona Oeste desde s 15h28

Marginal Pinheiros desde às 15h28

Zona Sul desde às 15h28

Zona Sudeste desde às 15h28


As áreas de instabilidade formadas pela combinação do calor com a entrada da brisa marítima estão provocando chuva forte nos bairros do extremo da zona leste, como Itaquera, Guaianases, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes e Parque do Carmo. As recentes imagens do radar meteorológico mostram que a instabilidade avança agora para os municípios do Grande ABCD paulista como Mauá e Santo André que já registram chuva forte. Na zona sul da Capital a chuva é moderada a forte entre Cidade Ademar e Santo Amaro. Na zona norte, chuva moderada a forte em Perus e no Jaraguá. As instabilidades possuem lento deslocamento, o que vai potencializar a formação de alagamentos, enxurradas repentinas e transbordamento de pequenos rios e córregos. 


As próximas horas novas áreas de instabilidade que estão se deslocando do interior devem atingir a Grande São Paulo e Capital. Por conta disso há previsão de chuva em forma de pancadas isoladas com moderada a forte intensidade podendo atingir outras regiões da Capital e municípios da Grande São Paulo.



Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:




- Evite transitar em ruas alagadas




- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.




- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;




- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;




- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;




- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


Tendência para os próximos dias:



Os últimos dias de janeiro continuam típicos de verão, ou seja, com sol, calor e pancadas de chuva entre as tardes e as noites.



A segunda-feira (30) será mais um dia com sol forte, calor e pancadas de chuva com moderada a forte intensidade, e potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos entre o meio da tarde e o início da noite. Os termômetros oscilam entre a mínima de 20°C e a máxima de 29°C.



Na terça-feira (31), o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã e a sensação será de tempo abafado. No decorrer da tarde há potencial para pancadas de chuva com trovoadas e formação de alagamentos. A temperatura permanece estável com 20°C ao amanhecer e 28°C no início da tarde.