Notícias

Estado de alerta nas Subprefeituras de Vila Prudente e Aricanduva/Vila Formosa às 17h09

29/01/2023 17:17 - Domingo

Novos estado de alerta para alagamentos:


Alerta Subprefeitura de Vila Prudente às 17h09: Iminência de trasbordamento do Córrego da Mooca, na Av. Luís Inácio de Anhaia Melo x Av. Salim Farah Maluf


Alerta Subprefeitura de Aricanduva/Vila Formosa às 17h09: Transbordamento do Rio Aricanduva, Av. Aricanduva x Avenida Itaquera confirmado pelos agentes da CET.


Permanece em estado de alerta para alagamentos:


Subprefeitura de Itaim Paulista desde às 15h48: Transbordamento do Córrego Lajeado na Rua Manuel Barbalho de Lima. 


Alerta Subprefeitura de Itaquera às 16h01. Extravasamento do Rio Verde, na rua Cunha Porã, altura do número 241.


Alerta Subprefeitura de Sapopemba às 16h38, Extravasamento do Córrego Oratório na travessa Hilário Quintana, Fazenda da Juta.


Alerta Subprefeitura da Penha às 16h36,  Extravasamento do Córrego Franquinho na Av. Dom Helder Camara, na rotatória do Hipermercado.


Alerta Subprefeitura de Cidade Ademar às 16h30, Extravasamento do Córrego Zavuvus.


Alerta Subprefeitura de Santo Amaro às 16h20, Extravasamento do Córrego Água Espraiada, na Avenida Jornalista Roberto Marinho.


Permanecem em estado de atenção para alagamentos:


Zona Norte desde às 15h10

Zona Leste desde às 15h10

Marginal Tietê desde às 15h10

Centro desde às 15h28

Zona Oeste desde s 15h28

Marginal Pinheiros desde às 15h28

Zona Sul desde às 15h28

Zona Sudeste desde às 15h28


As áreas de instabilidade formadas pela combinação do calor com a entrada da brisa marítima já estão perdendo força, restando apenas chuvas leve a moderada em pontos isolados. No entanto, os rios e córregos ainda estão subindo em alguns pontos entre o Grande ABC, a zona leste e a zona sul, o que ainda mantém o potencial para formação de alagamentos e transbordamento de pequenos rios e córregos. 


As próximas horas novas áreas de instabilidade que estão se deslocando do interior devem atingir a Grande São Paulo e Capital. Por conta disso há previsão de chuva em forma de pancadas isoladas com moderada a forte intensidade podendo atingir outras regiões da Capital e municípios da Grande São Paulo.



Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:




- Evite transitar em ruas alagadas




- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.




- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;




- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;




- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;




- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


Tendência para os próximos dias:



Os últimos dias de janeiro continuam típicos de verão, ou seja, com sol, calor e pancadas de chuva entre as tardes e as noites.



A segunda-feira (30) será mais um dia com sol forte, calor e pancadas de chuva com moderada a forte intensidade, e potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos entre o meio da tarde e o início da noite. Os termômetros oscilam entre a mínima de 20°C e a máxima de 29°C.



Na terça-feira (31), o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã e a sensação será de tempo abafado. No decorrer da tarde há potencial para pancadas de chuva com trovoadas e formação de alagamentos. A temperatura permanece estável com 20°C ao amanhecer e 28°C no início da tarde.