Notícias

Estado de alerta para alagamentos:

31/01/2023 22:32 - Terça-feira


Alerta na subprefeitura da Penha pelo extravasamento do Córrego Franquinho às 21h50

Alerta na subprefeitura de Itaquera pelo extravasamento do Rio Verde -Rua Cunha Porã às 22h15

As precipitações de moderada a forte intensidade continuam a se deslocar no sentido noroeste/sudeste na capital paulista. De acordo com imagens de radar meteorológico as chuvas mais significativas atuam nos bairros localizados mais a Zona leste da cidade. O tempo segue instável pelo decorrer das próximas horas.

Permanece em estado de atenção para alagamentos:

 

Zona Norte às 20h40

 

Zona Oeste às 20h40

 

Centro às 20h40

 

 

Zona Leste desde 18h57

 

Zona Sudeste desde 18h57

 

Marginal Tietê desde 18h57

 

Zona Sul desde 20h03

 

Marginal Pinheiros desde 20h03

 

As chuvas continuam intensificam-se na Grande São Paulo e nos bairros ao Oeste da cidade de São Paulo. Pelas imagens do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo, é possível observar chuva moderada entre os bairros do Butantã, zona Oeste e na Zona Norte entre os bairros de Perus e Pirituba. A chuva continua se intensificando na próxima hora. Há potencial para queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento.

 

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

 

- Evite transitar em ruas alagadas

 

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

 

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

 

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

 

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

 

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As últimas simulações atmosféricas continuam indicando condições típicas de verão nos próximos dias, com sol, variação de nuvens e pancadas de chuva que se concentram normalmente entre a tarde e o início da noite. Essa condição meteorológica mantém o potencial elevado para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos, inundações e deslizamentos de terra, principalmente em áreas consideradas de risco.

Na quarta-feira (01) o cenário atmosférico permanece inalterado. Madrugada com termômetros em torno dos 20°C, muitas nuvens e vento predominante do quadrante norte, o que mantém a sensação de abafamento. As chuvas fortes retornam a partir da tarde e se estendem até o início da noite, diminuindo gradativamente de intensidade. A previsão da temperatura máxima é de 27°C, com as menores taxas de umidade do ar acima dos 55%.

A madrugada de quinta-feira (02) deve iniciar com muitas nuvens e termômetros na faixa dos 20°C. No decorrer da manhã não se descarta algumas chuvas isoladas de baixo potencial na RMSP. Volta a chover forte com trovoadas e eventuais rajadas de vento a partir da tarde, o que mantém elevado o potencial para queda de árvores, formação de alagamentos, inundações localizadas, transbordamentos de rios e córregos, bem como escorregamentos de encostas em áreas de risco.