Notícias

Tarde de forte calor com previsão de pancadas de chuva nas próximas horas em SP

14/02/2023 15:00 - Terça-feira

A quantidade de nuvens sobre a RMSP e Capital paulista aumentou na última hora. A temperatura máxima já chegou aos 29,5°C com índices mínimos de umidade do ar na casa dos 51%. Nas próximas horas, com a chegada da brisa marítima são esperadas pancadas de chuva com intensidade entre moderada e forte, acompanhadas de trovoadas, raios e eventuais rajadas de vento.  Portanto, há risco de formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e quedas de árvores

Segundo dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, desde o início de fevereiro até às 13h00 desta terça-feira (14), o volume médio de chuva na Capital paulista está em 144,4mm, que equivale a 67% dos 215,6mm esperados para o mês. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações mais recentes dos modelos de previsão do tempo seguem indicando uma trégua no calorão registrado até o momento durante o carnaval, que deve registrar elevados volumes de precipitação por conta da chegada de uma frente fria ao litoral paulista.

Na quarta-feira (15) as condições do tempo não mudam muito. Madrugada deve ter tempo chuvoso e termômetros em torno dos 20°C. No decorrer do dia, temperatura em rápida elevação, com 30°C de máxima nas horas de maior aquecimento e índices de umidade relativa do ar entre 42% e 95%. As pancadas de chuva retornam entre a tarde e o início da noite com intensidade moderada à forte, mantendo o potencial para formação de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de pequenos rios e córregos.

O quadro atmosférico se mantém na quinta-feira (16), que deve registrar sensação de tempo abafado na madrugada, céu nublado e termômetros em torno dos 20°C. Mais uma vez o ar quente e úmido proporciona a formação de fortes aglomerados de chuva entre a tarde e o início da noite sobre a Capital e cidades vizinhas da Grande São Paulo. A temperatura máxima atinge os 30°C durante a tarde, com percentuais mínimos de umidade do ar por volta dos 40%.