Notícias

Manhã de quarta-feira (15) termina com céu nublado, sem chuvas e sensação de calor na cidade

15/02/2023 12:19 - Quarta-feira

Manhã de quarta-feira (15) termina com céu nublado e sensação de calor na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 29,5°C em média. A máxima pode chegar aos 31°C. A umidade relativa do ar oscila em torno de 70% e pode marcar até 50% nas próximas horas.


O calor e a chegada da brisa marítima favorecem a ocorrência de chuvas na forma de pancadas, principalmente entre o meio da tarde e o início da noite. Há condição para pontos passageiros de moderada a forte intensidade com raios e algumas rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.


Dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que fevereiro acumulou até o momento 147,6mm, o que representa aproximadamente 68,5% dos 215,6mm esperados para o mês. O dia mais chuvoso do mês e do ano até agora é o 41,4mm. Já o mês de fevereiro mais chuvoso, segundo dados do CGE da Prefeitura de São Paulo que mantém informações pluviométricas na cidade desde 1995, é justamente o fevereiro de 1995 com média acumulada de 415,9mm.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


Os próximos dias seguem com condições típicas de verão, ou seja, sol entre nuvens e tempo abafado com pancadas de chuva no final das tardes. Os modelos de previsão indicam que a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve aliviar o calor e provocar chuvas volumosas no Carnaval.


Na quinta-feira (16) o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 20°C, enquanto as máximas podem superar os 30°C. O calor e a chegada da brisa marítima devem provocar pancadas de chuva entre o meio da tarde e o início da noite.


A sexta-feira (17) ainda deve começar com sol e temperaturas elevadas. Os termômetros variam entre mínimas de 21°C e máximas que podem superar os 31°C. A aproximação de uma frente fria organiza as áreas de instabilidade sobre o estado, provocando pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com raios e rajadas de vento, principalmente entre o final da tarde e o decorrer da noite.