Notícias

Tempo segue instável na Capital paulista

17/02/2023 21:33 - Sexta-feira

As próximas horas transcorrem com tempo instável na Capital paulista. Dados das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo apontam 24°C em média. No Centro, a região da Consolação está com 25°C. A umidade relativa do ar está oscilando em 82%. As últimas imagens do radar meteorológico indicam apenas chuva isolada e com fraca intensidade atuando na Zona Leste, entre os bairros de Itaim Paulista, Guaianazes e Cidade Tiradentes. 

Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo não mostram chuvas significativas na Grande São Paulo na cidade, porém, nas próximas horas a propagação de áreas de instabilidade associadas à uma frente fria traz chuvas isoladas neste fim de noite e próxima madrugada. 

Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, mostram que fevereiro acumulou até o momento 177,7mm, o que representa aproximadamente 82,4% dos 215,6mm esperados para o mês. Além disso, fevereiro de 2023 registrou chuva em todos os primeiros 17 dias do mês, sendo que a média de dias de chuva é de 21 dias.

Tendência para os próximos dias:

A presença do sistema frontal e a formação de uma área de baixa pressão ao largo da costa paulista vai gerar elevados acumulados de chuva entre o sábado (18) e o domingo (19). Atenção com o solo encharcado, pois essa condição aumenta o potencial para deslizamentos de terra e desabamentos nas áreas de risco. O grande volume de chuva previsto também vai potencializar além da formação de alagamentos intransitáveis, o transbordamento de rios e córregos. 

O sábado (18) começa com chuvas isoladas, poucas aberturas de sol e tempo abafado. Entre a tarde e a noite, áreas de instabilidade associadas à formação de uma baixa pressão gera chuva moderada a forte. As precipitações serão duradouras e volumosas, o que aumenta o risco de formação de alagamentos e extravasamentos de rios. Mínima de 19°C e máxima de 26°C.

O domingo (19) será chuvoso e a expectativa é de grandes volumes de chuva ao longo do dia, o que vai manter a condição de potencial alto para formação de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco. Os termômetros oscilam entre 18°C e 22°C.