Notícias

Toda a Capital paulista em estado de atenção para alagamentos às 13h10

18/02/2023 13:17 - Sábado

Novos estados de atenção para alagamentos:


Zona Norte às 13h10

Centro às 13h10

Zona Oeste às 13h10

Marginal Pinheiros às 13h10

Zona Sul às 13h10


Permanecem em estado de atenção para alagamentos:


Zona Leste   desde às 11h55

Marginal Tietê desde às 11h55

Zona Sudeste desde às 12h30


Permaneceu em estado de alerta para alagamentos:


Subprefeitura de Vila Prudente das 12h30 às 12h53; Transbordamento do Córrego Mooca na Av. Luís Inácio de Anhaia Melo, próximo à Av. Salim Farah Maluf. 


Áreas de instabilidade formadas pela propagação de uma frente fria ao largo do litoral paulista estão ganhando força e se generalizando pela Capital paulista e municípios da Grande São Paulo. Tendência de deslocamento lento, o que potencializa a formação de alagamentos intransitáveis, formação de enxurradas repentinas e transbordamento de rios e córregos. O tempo permanece instável durante toda a tarde com previsão de chuva que pode se generalizar. A expectativa é de grandes volumes de chuva.


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


O domingo (19) será chuvoso e a expectativa é de elevados volumes de chuva, o que vai manter o potencial alto para formação de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco. Os maiores acumulados de chuva devem se concentrar entre a madrugada e o início da tarde. Os termômetros oscilam entre 18°C e 22°C.



Na segunda-feira (20), a área de baixa pressão vai se deslocar para o sul do estado de São Paulo e litoral da Região Sul. Dessa forma, o sol volta a aparecer entre nuvens pela manhã e primeiras horas da tarde na Capital e Grande São Paulo. Com o aquecimento e a entrada da brisa marítima, áreas de instabilidade se formam e provocam chuva em forma de pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento entre o meio da tarde e o início da noite. O solo encharcado mantém alto o potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra. Mínima de 19°C e máxima de 28°C.