Notícias

Domingo (19) chuvoso e com queda de temperatura na Capital paulista

19/02/2023 08:41 - Domingo

A manhã deste domingo (19) apresenta céu encoberto e chuva intermitente de intensidade fraca por vezes moderada na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima registrada na madrugada foi de 17,4°C. 


Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, mostram que fevereiro acumulou até o momento 220,6mm de chuva, o que representa aproximadamente 2,3% acima da média do mês que é de 215,6mm. Além disso, fevereiro de 2023 registrou chuva em todos os 19 dias, sendo que a média de dias de chuva é de 21 dias.


Nas próximas horas, atenção com a chuva persistente, que mesmo não sendo uma chuva forte, mas em conjunto com o solo encharcado, aumenta o risco de deslizamentos de terra e alagamentos nas áreas de risco. Os maiores volumes de chuva serão observados nas localidades mais próximas à serra do Mar. Hoje a temperatura não muda muito. Os ventos que sopram de sul/sudeste provocam sensação de frio e a máxima não deve superar os 20°C. 


Tendência para os próximos dias:


O sistema de baixa pressão que provocou elevados volumes de chuva nas últimas 24 horas vai se afastar para o litoral da Região Sul. Dessa forma, voltam as condições de sol entre muitas nuvens pela manhã, sensação de tempo abafado e pancadas de chuva entre as tardes e o início das noites.


A segunda-feira (20) terá muitas nuvens, poucas aberturas de sol e temperatura em elevação. Entre o meio da tarde e o início da noite, áreas de instabilidade se formam e provocam chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade, porém curta duração. Mínima de 18°C e máxima de 27°C.


Na terça-feira (21), o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã e a temperatura sobe. Entre o meio da tarde e o início da noite, a combinação de calor e entrada da brisa marítima gera áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas com intensidade moderada a forte. Há potencial para formação de alagamentos e transbordamento de pequenos rios e córregos. Os termômetros oscilam entre 18°C ao amanhecer e 28°C nas primeiras horas da tarde.