Notícias

Tarde com céu encoberto, chuviscos e temperatura em declínio

19/02/2023 15:45 - Domingo

A tarde deste domingo (19) apresenta céu encoberto e ligeira sensação de frio na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam 21°C em Itaquera, na zona leste, e 17°C em Parelheiros, no extremo da zona sul. A umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 93% e 100%.

Hoje a média da temperatura máxima alcançou os 19,7°C. E a umidade relativa do ar permaneceu acima dos 80%.

Os dados pluviométricos do CGE da Prefeitura de São Paulo, mostram que até às 13h de hoje, 19/02/2023, fevereiro acumulou até o momento 230,1mm, o que representa aproximadamente 6,7% acima da média do mês que é de 215,6mm. Além disso, fevereiro de 2023 registrou chuva em todos os 19 dias, sendo que a média de dias de chuva é de 21 dias.

Nas próximas horas não há expectativa de chuva significativa. O céu permanece encoberto, acontecem chuviscos isolados e a temperatura apresenta lento e gradual declínio.

Tendência para os próximos dias:

O sistema de baixa pressão que provocou elevados volumes de chuva nas últimas 24 horas vai se afastar para o litoral da Região Sul. Dessa forma, voltam as condições de sol entre muitas nuvens pela manhã, sensação de tempo abafado e pancadas de chuva entre as tardes e o início das noites.

A segunda-feira (20) terá muitas nuvens, poucas aberturas de sol e temperatura em elevação. Entre o meio da tarde e o início da noite, áreas de instabilidade se formam e provocam chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade, porém curta duração. Mínima de 18°C e máxima de 27°C.

Na terça-feira (21), o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã e a temperatura sobe. Entre o meio da tarde e o início da noite, a combinação de calor e entrada da brisa marítima gera áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas com intensidade moderada a forte. Há potencial para formação de alagamentos e transbordamento de pequenos rios e córregos. Os termômetros oscilam entre 18°C ao amanhecer e 28°C nas primeiras horas da tarde.