Notícias

Tarde começa com sol e calor em São Paulo

20/02/2023 12:27 - Segunda-feira

A tarde desta segunda-feira (20) apresenta sol entre poucas nuvens e calor na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam 30°C em Itaquera, na zona leste, e 26°C em Parelheiros, no extremo da zona sul. A umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 60% e 90%.


Os dados pluviométricos do CGE da Prefeitura de São Paulo, mostram que até às 7h da manhã de hoje, 20/02/2023, fevereiro acumulou até o momento 231,1mm, o que representa aproximadamente 7,2% acima da média do mês que é de 215,6mm. Além disso, fevereiro de 2023 registrou chuva em todos os primeiros 19 dias, sendo que a média de dias de chuva é de 21 dias.


Entre o meio da tarde e a noite, o calor e a entrada da brisa marítima favorecem a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas isoladas com moderada a forte intensidade. Há potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. Atenção com o solo encharcado, o que aumenta o potencial para deslizamentos de terra nas áreas de encosta. Hoje a máxima alcança os 30°C.


Tendência para os próximos dias:


Na terça-feira (21) de carnaval, o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã e a temperatura sobe. Entre o meio da tarde e o início da noite, a combinação de calor e entrada da brisa marítima gera áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas com intensidade moderada a forte. Há potencial para formação de alagamentos e transbordamento de pequenos rios e córregos. Os termômetros oscilam entre 19°C ao amanhecer e 28°C nas primeiras horas da tarde.


Na quarta-feira (22) de cinzas, o cenário não se altera. Sol entre nuvens pela manhã, sensação de tempo abafado e pancadas de chuva com moderada a forte intensidade entre o meio da tarde e o início da noite. As temperaturas variam entre 20°C e 28°C.