Notícias

Estado de atenção para alagamentos nas zonas sul, sudeste e marginal Pinheiros às 16h52

21/02/2023 17:08 - Terça-feira

Novos estados de atenção para alagamentos:


Zona Sul às 16h52

Zona Sudeste às 16h52

Marginal Pinheiros às 16h52


Permanecem em estado de atenção para alagamentos:



Zona Norte    desde às 16h00


Centro desde às 16h00


Marginal Tietê desde às 16h00


Zona Leste   desde às 16h00



Áreas de instabilidade formadas pela combinação do calor com a entrada da brisa marítima estão provocando chuva moderada a forte agora entre Cidade Ademar e Pedreira, na zona sul, entre os bairro do Ipiranga e Vila Mariana, na zona sudeste e na zona leste entre os bairros da Mooca e Aricanduva/Vila Formosa. O deslocamento lento das instabilidades favorece a formação e alagamentos intransitáveis e o transbordamento de pequenos rios e córregos.  Há uma nova área de chuva que está se deslocando da região de Atibaia se aproximando do norte da Grande São Paulo e que posteriormente vai atingir a Capital paulista entre as zonas norte e leste e se deslocar no sentido noroeste para sudeste. Esse sistema possui rápido deslocamento. As próximas horas permanecem com tempo instável.



Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:



- Evite transitar em ruas alagadas



- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.



- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;



- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;



- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;



- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.





TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


O cenário atmosférico não muda. As condições típicas do verão continuam, ou seja, sol entre nuvens pela manhã, tempo abafado e pancadas fortes de chuva entre o meio das tardes e o início das noites. Devido à frequência e ao volume das precipitações, o solo permanece encharcado, o que mantém em atenção às áreas de risco de escorregamentos.


A quarta-feira (22) de cinzas terá muitas nuvens, aberturas de sol e pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Há potencial para chuva forte acompanhada de rajadas de vento, formação de alagamentos e transbordamento de pequenos rios e córregos. Os termômetros oscilam entre 19°C na madrugada e 28°C nas primeiras horas da tarde.


Na quinta-feira (23), sol e variação de nuvens pela manhã. As pancadas de chuva acontecem entre o meio da tarde e o início da noite, com potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. A temperatura permanece estável com mínima de 20°C e máxima de 29°C.