Notícias

Estado de atenção para alagamentos permanece com chuva forte e isolada

23/02/2023 14:34 - Quinta-feira

Permanecem em estado de atenção para alagamentos


Zona Leste, desde às 13h47

Zona Sudeste, desde às 13h47

Zona Sul, desde às 13h47

Centro, desde às 13h47


As áreas de instabilidade vindas do interior continuam atuando na cidade. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva forte com baixo deslocamento na Zona Sul, nas subprefeituras de Santo Amaro e Cidade Ademar e Parelheiros. O mesmo quadro é observado na Zona Sudeste, em Jabaquara.


A Zona Leste também tem chuva forte com potencial para alagamentos nas subprefeituras de Vila Prudente, São Rafael, Cidade Tiradentes e Itaim paulista.


Há potencial para rajadas de vento, queda de árvore, alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra. As próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas isoladas variando de intensidade e velocidade, até as primeiras horas da noite.


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


Nos próximos dias a zona de convergência de umidade ajuda a organizar as áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo, o que mantém as condições para pancadas de chuva no final das tardes. Dessa forma, permanece elevado o risco para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.


A sexta-feira (24) deve apresentar sol entre nuvens e tempo abafado. Os termômetros variam entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 30°C. Entre o meio da tarde e o início da noite retornam as condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade.


No sábado (25) persistem as condições de sol entre nuvens e tempo abafado. As mínimas oscilam em torno dos 20°C, enquanto as máximas devem superar os 30°C. As chuvas devem continuar ocorrendo na forma de pancadas com moderada a forte intensidade, principalmente entre o meio da tarde e o início da noite.