Notícias

Tarde de sábado (25) inicia com sol entre nuvens e tempo abafado

25/02/2023 12:00 - Sábado

Tarde de sábado (25) inicia com sol entre nuvens e tempo abafado. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 28°C em média. A máxima pode chegar aos 30°C. A umidade relativa do ar oscila em torno de 65%.

A combinação do calor com a chegada da brisa marítima no período da tarde pode provocar pancadas de chuva de forte intensidade, acompanhadas de eventuais rajadas de vento e queda de granizo. Essa condição de tempo também favorece a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de terra em áreas de risco e queda de árvores.  

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Os modelos numéricos de previsão do tempo mais recentes seguem indicando a continuidade das chuvas neste final de mês e início de março. A passagem de uma nova frente fria e posterior formação de um sistema de baixa pressão entre a costa paulista e do Paraná vai potencializar as precipitações ao longo do litoral de São Paulo, Região Metropolitana e Capital.

No domingo (26), o ambiente atmosférico é de pré-frontal, ou seja, aproximação de uma frente fria. Essa condição favorece a elevação das temperaturas com mínima de 20°C na madrugada, sensação de tempo abafado e máxima na casa dos 30°C, com taxas mínimas de umidade do ar acima dos 45%. Ao longo do dia, sol e variação de nuvens com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre a tarde e o período da noite.

Na segunda-feira (27) o sistema frontal na costa paulista mantém o tempo instável e chuvoso. Os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante sul/sudeste, mas sem sensação de frio. As temperaturas variam entre mínima de 20°C e máxima por volta dos 28°C, com percentuais mínimos de umidade do ar na casa dos 60%. As chuvas ocorrem na forma de pancadas e mais generalizadas, principalmente a partir do início da tarde e se prolongam para o período noturno. O solo muito encharcado pela frequência de dias chuvosos, eleva o potencial para novos deslizamentos de terra, enxurradas, formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e eventuais rajadas de vento, o que poderá ocasionar quedas de árvores.